top of page

EXPOSIÇÃO "LIBERDADE"

Atualizado: 28 de abr.



“LIBERDADE” é o título da exposição que está patente no NAC do Museu do Vidro, na Marinha Grande, e que apresenta o olhar atento, crítico e livre dos 22 alunos da turma do 12.º ano do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, nas comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.

 

Esta exposição é o reflexo do caminho da descoberta da Arte, da diferença, da expressão subjetiva, em que os alunos se confrontaram com um desafio maior, a necessidade de criar, em LIBERDADE e com LIBERDADE!

 Sendo o objetivo do evento comemorar os 50 anos do 25 de Abril, foram apresentados 50 trabalhos artísticos que permitiram aos alunos expressar livremente a sua visão de liberdade - “Nestes trabalhos em que o tema era a liberdade, nós tivemos bastante liberdade para os criar”- foi dito por uma das alunas.

 



Conjugando diferentes técnicas, suportes e materiais, cada aluno apresentou pelo menos duas obras em que tiveram total liberdade criativa, com exceção de uma única regra, que era incluir numa delas elementos em 3D. Foram usadas mãos, caras, bustos entre uma infinidade de objetos e, para além das bases em cartão, estas fornecidas pela empresa Cartonarte, foram também usadas, em alguns dos trabalhos, bases de madeira de forma a ser possível sustentar algumas aplicações em 3D.

Para além disso, cada obra era acompanhada de uma memória descritiva, para que cada aluno tivesse oportunidade de falar sobre a sua obra e de explicar por palavras o sentido desta. Muitas vezes temos dificuldade em entender a ideia do artista expressa na obra, e desta forma foi mais fácil a compreensão.

 

A inauguração ocorreu na quinta-feira, a 11 de abril, tendo contado com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; da vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; do diretor do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, Cesário Silva; do professor coordenador da exposição, José Nobre; da representante do Plano Nacional das Artes (PNA), Dina Soares; representantes de entidades locais; alunos, famílias e muitos convidados.

 

Foi uma exposição com bastante importância para os alunos pois, tiveram a oportunidade não só de mostrar o seu trabalho e a sua evolução, mas também de ter uma visão critica e apreciativa dos trabalhos dos colegas. Foi para a maior parte destes a sua primeira exposição, e por isso, este foi um momento marcante na carreira de cada um. Para além disso, os pais e familiares conseguiram ter uma visão mais clara daquilo que os alunos fazem nas aulas e o que requer ser artista.

 



Vale mesmo a pena uma visita atenta à exposição das obras dos alunos: Ana Lopes; Ana Grácio; Ana Bernardo; Andreia Oliveira; Anita Ferreira; Bárbara Santos; Catarina Jin; Cristina Sytnikova; Diana Jesus; Érika Santos; Guilherme Ferreira; Iara Silva; Inês Araújo; Isa Marrazes; Jéssica Dias; Laura Sousa; Leonor Ferreira; Matilde Domingues; Nuno Ferreira; Rafael Mourão; Rita Magalhães; Tomás Gomes; e do professor José Nobre.

A mostra está patente até 8 de maio de 2024, de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00. A entrada é gratuita.

Laura Sousa

159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page